O Maranhão, um estado brasileiro localizado na região Norte do país, aderiu à Independência do Brasil no dia 28 de julho.
Esta data é comemorada anualmente como feriado estadual de acordo com a Lei Estadual nº 9.397, de 2001.
O Maranhão foi o oitavo estado a aderir à Independência do Brasil em 28 de julho de 1822.
Este feito foi celebrado oficialmente em 10 de agosto do mesmo ano, quando o imperador português, Dom Pedro I, desembarcou em Belém e jurou a independência em solo maranhense.
Esta comemoração oficial foi responsável por solenizar a adesão do Maranhão à Independência do Brasil e, mais especificamente, ao que seria um dos nove estados (à época Estado Província) que compunham a nação e, portanto, um dos nove signatários da Constituição de 1824.
Por lei, o feriado de 28 de julho é dedicado ao Dia da Independência do Maranhão.
Neste dia, as escolas e muitas empresas fecham para homenagear a adesão à Independência Brasileira e homenagear todos aqueles que lutaram pela liberdade do estado.
Além disso, as ruas são frequentemente enfeitadas com bandeiras brasileiras e maranhenses para celebrar o aniversário da independência.
A celebração do feriado de 28 de julho é extremamente importante para os habitantes do Maranhão, pois é um lembrete do passado histórico do estado e é uma oportunidade para reforçar seus vínculos com o Brasil.
Consulte também todos os feriados do estado de Maranhão.