A Primeira Tipografia foi criada em 1818, em Salvador, no Brasil, pelo alemão Francisco Birmann.
O 5 de janeiro de 1818 foi considerado o Dia da Criação da Primeira Tipografia no Brasil, e essa data foi oficializada pelo governo brasileiro, por meio do Decreto nº 7.605, de 24 de janeiro de 2011.
Essa data marca o início de uma nova era na produção de impressos no país, já que antes disso, todos os livros, jornais, etc., eram produzos por engenharias artesanais, com letras desenhadas à mão.
Com a criação da Primeira Tipografia, todas essas produções passaram a contar com a ajuda de tecnologias mais modernas e refinadas que permitiram a produção em massa de impressos de maior qualidade.
É importante destacar o papel que o alemão Francisco Birmann desempenhou nessa história.
O imigrante se mudou para o Brasil em 1802, e durante seus anos aqui trouxe consigo seu conhecimento em tipografia, o que o levou a desenvolver a técnica de fabricação de letras de metal, que seria a base para a criação da Primeira Tipografia.
Além disso, Birmann teve um importante papel no estímulo da leitura e produção de livros no Brasil, durante sua vida inteira.
O 5 de janeiro é um dia que celebra a importante contribuição de Francisco Birmann para a cultura brasileira, pois foi a partir desta data que o Brasil se tornou um líder em produção de impressos.
Escolas, bibliotecas e outras instituições de ensino frequentemente realizam atividades durante o dia para homenagear o alemão e suas contribuições.