O Dia da Incontinência Urinária, celebrado em 14 de março, é o momento ideal para discutirmos o tema de maneira aberta e compreensiva.
A incontinência urinária afeta cerca de 25 milhões de brasileiros e brasileiras, e é considerada um problema de saúde comum e com alto impacto socioeconômico.
É preciso mencionar também os custos socioeconômicos resultantes destes problemas, com tratamentos, consultas médicas e uso de fraldas, pomadas entre outros produtos que auxiliam as pessoas a se sentirem mais confortáveis e reduzirem o impacto da doença na vida delas.
É nesse sentido, também, que o Dia da Incontinência Urinária deve servir para esclarecer as principais informações a respeito da doença, que incluem os seus tipos, sintomas, tratamentos e, especialmente, informações sobre como se prevenir.
Além disso, o Dia da Incontinência Urinária tem como objetivo conscientizar sobre a necessidade de busca por tratamento específico, já que muitas pessoas estigmatizam o problema e acabam deixando de procurar ajuda, acreditando que não há saída para a doença.
Por meio de debates, discussões, informações e divulgação, é possível educar e conscientizar sobre o tema, a fim de elevar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com a incontinência urinária.