Santa Luzia é considerada padroeira dos olhos por possuir o milagre de devolver a visão a um homem cego em Tiro, na atual Síria.
Seu dia é celebrado no dia 13 de dezembro, data que lembra o dia de sua morte, quando ela teria juntado suas mãos e pedido a Deus que liberasse sua alma.
Também é uma forma de relembrar e homenagear todos aqueles que tenham problemas visual, o que enfatiza o milagre da cura dos olhos e o esforço em cuidar e preservar a visão.
Por isso, as igrejas no Brasil costumam tratar Santa Luzia como padroeira dos olhos, preparando missas e vigilias para celebrar o seu dia de forma especial.
Além de devolver a visão ao homem cego, Santa Luzia aparece em diversas histórias, em que ela praticamente"dona" da vista, por dirigir a visão às coisas certas, manteve-se firme nos principios da fé até a sua morte.
O feriado de Santa Luzia estimula que todos seamos mais piedosos, recordando que uma vida nobre é fruto de princípios fortes, que nos ajudam a enfrentar as dificuldades.
Por isso, é sempre importante lembrar que a boa visão também não se limita apenas a visão física, mas também a visão espiritual para lidar com o cotidiano.