O Dia de Santa Marta é comemorado em 29 de julho e faz parte do calendário litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana.
Santa Marta foi destacada pelo Evangelista Lucas no relato dos Evangelhos sinópticos como a irmã mais velha de Santa Maria e viveu durante o primeiro século da era cristã, sendo um exemplo de humildade e caridade, e também como uma mulher forte e corajosa.
Esta data é conhecida desde a época dos monges beneditinos, no século IX, sendo, portanto, previamente à Reforma do Calendário Litúrgico, que ocorreu em 1969.
Porém, a Igreja comprometeu-se a manter o Dia de Santa Marta como uma festa nacional, embora sem o caráter de obrigatoriedade litúrgica que antes ela tinha.
Neste dia, a Igreja recorda a vida de serviço de Santa Marta, que dedicou a fragilidade de sua existência a Deus, louvando-O e cumprindo Seus mandamentos.
O Dia de Santa Marta é uma excelente oportunidade para se lembrar dos ensinamentos bíblicos e refletir sobre a vida que todos levamos e como servimos ao Senhor, necessariamente através da dedicação aos nossos irmãos.