Santo Agostinho de Hipona foi um dos maiores filósofos da história cristã e é considerado o Padroeiro do Conhecimento, dos Estudantes e da Demora.
É figura importante na interiorização racional da fé e na história do pensamento ocidental.
A data de 28 de Agosto foi escolhida para homenagear ao santo, pois foi nesta data que a Igreja Católica canonizou e declarou-o santo.
Tal data não estava ligada à morte de São Agostinho, pois seu corpo ainda hoje repousa debaixo da igreja de San Pietro in Ciel D’Oro de Pavia.
Santo Agostinho de Hipona nasceu em 354, na cidade de Tagaste, na região de Hippo, na Numídia (atual região da Tunísia).
Estudou latim, retórica e filosofia grega, além de ensinar retórica na cidade de Roma.
Tornou-se famoso pelas obras escritas e ensinamentos, entre eles destaca-se o livro “Confissões”, que conta sobre a sua vida e momentos de reflexão espiritual.
Santo Agostinho de Hipona destacou-se pelo fato de pensar que a razão e fé não estavam distantes, mas sim irmãs.
Fé, para Agostinho, é a certeza da existência de objetos e seres que não existem na realidade e a razão é a capacidade de compreender o mundo de modo consciente.
Com o passar do tempo, o Dia de Santo Agostinho de Hipona passou a ter o objetivo de homenagear o grande filósofo cristão, manter vivo o seu legado e comemorar a sua contribuição na história do conhecimento e da cultura.