O Dia de São Charbel Makhlouf é uma data comemorativa católica maronita.
É celebrado anualmente a 24 de julho, segundo a liturgia maronita, como memória de São Charbel Makhlouf, venerado por muitos como santo.
São Charbel nascido no Líbano em 1828, foi um monge carmelita, que foi canonizado pelo Papa Paulo VI em 1977 pelos milagres que acredita-se terem sido realizados por sua intercessão.
Neste dia, muitos maronitas ao redor do mundo celebrarão as memórias de São Charbel e suas obras nos mosteiros de Deir El Kamar, onde viveu e orou, e Belén, para quem enviou sua prece.
Na Igreja Maronita (também conhecida como Igreja do Líbano), o Dia de São Charbel é o segundo maior feriado após o Dia Nacional Maronita e é marcado com muitas celebrações litúrgicas, missas especiais, procissões e orações.
A música é também um elemento importante destas celebrações, e teve lugar a tradicional noite da música, na qual fizeram-se cantos de louvor a São Charbel.
Tanto religiosos quanto laicos deverão homenagear São Charbel e seu milagre de cura, e em muitas igrejas as procissões sairão para testemunhar este milagre ao ar livre.
As festas religiosas mais adiante duram a noite inteira.