O Dia de São Leandro é celebrado em homenagem ao bispo italiano que nasceu em Abitina, na região da Tusculana, no ano 545 d.C.
Considerado padroeiro dos camponeses e símbolo de esperança, São Leandro foi um pregador de fé, que vivia segundo os preceitos de evangelização do cristianismo, dedicando grande parte de sua vida à educação e Cristo.
Esta data é marcada por uma série de rituais e celebrações populares por toda a Itália.
Os fiéis que o veneram organizam missas em sua homenagem e participam de procissões de características religiosas.
Em todos os locais onde é celebrado, é recebido e venerado como um santo padroeiro da região.
Foi durante a época medieval que esta figura histórica começou a ter maior relevância, quando romperam as fronteiras geográficas e econômicas, dando vida à idéia de São Leandro como protetor dos camponeses.
Logo, a figura do santo começou a permeiar a cultura itinerante, espalhando seu carisma ao longo dos anos e motivando o surgimento de lendas e relatos sobre sua vida.
Sendo assim, ao longo desses anos, o Dia de São Leandro é comemorado em toda a região ao redor do ano de sua morte, celebrando-se a figura de um bispo devoto à evangelização.
Um símbolo que ainda inspira as comunidades cristãs a acolher com empatia os mais necessitados e praticar os ensinamentos de Jesus Cristo.