O Dia de São Silvestre é celebrado na noite do dia 31 de Dezembro, para assinalar o último dia do ano e todas as promessas e realizações realizadas durante o ano vindouro.
O dia é dedicado ao santo de mesmo nome, um dos quatro grandes mártires de Roma, que foi decapitado em 298 DC e durante o ano tempos ocasiões para ser homenageado.
O Dia de São Silvestre é quase sempre comemorado através de grandes festas, fogueiras e fogos de artifício.
As comemorações, conhecidas como Réveillon, são, geralmente, realizadas ao longo da noite, mesmo até algumas horas da manhã.
É quando as pessoas se reúnem para celebrar a chegada do novo ano com presentes, música, dança, uma meia-noite, e muita esperança.
É um dia de muita alegria, mesmo para os que não religiosos, pois é a união de familiares e amigos que motiva as celebrações Para celebrar o Dia de São Silvestre, as pessoas geralmente usam roupas brilhantes, muitas vezes azuis ou silvestres para lembrar o santo que celebram em honra.
É também comum para os que celebram o dia tomar o Doce de Ovos, que basicamente é uma compota de ovos e açúcar, como significado de prosperidade.
Além disso, os participantes também compartilham pratos tradicionais, como cuscuz, como significado de fartura e fartura.
Por fim, é costume pegar todos os presentes, desejos e votos dados ao longo do ano e rezar pela realização deles durante o próximo ano.
Portanto, o Dia de São Silvestre é uma oportunidade de pausa para pensar nos doze meses que se passaram e nas esperanças e conquistas que irão perceber nos meses que se aproximam.