O Dia de São Tomás de Aquino (28 de janeiro) é considerado o Dia de Aquino em muitas partes do mundo.
A data é comemorada para homenagear o nobre santo Tomás de Aquino, um dos maiores pensadores e teólogos da história.
Nascido na Itália em 1225, Tomás de Aquino foi uma figura proeminente na história das religiões cristãs, especialmente católica.
Ele foi um dos principais representantes da Escolástica, um movimento filosófico na Idade Média que uniu o racionalismo e o pensamento teológico.
Ele é mais famoso por sua obra Summa Theologica que é considerada por muitos como a melhor obra na história sobre teologia cristã.
Por suas contribuições na história da religião cristã, em 1323 o papa João XXII canonizou São Tomás de Aquino para grande veneração como santo da Igreja Católica.
Foi precisamente há 600 anos que São Tomás foi canonizado e ensaiou seu legado.
Para celebrar essa data, muitas comunidades no mundo celebraram o Dia de São Tomás de Aquino com vigílias, missas e outras celebrações religiosas.
Além de celebrar São Tomás de Aquino, os cristãos usam o Dia de São Tomás para refletir sobre sua contribuição na história da religião cristã.
Isso significa que é um dia a ser usado para reflexão, prática de ações e orações para a honra de Aquino e para adquirir um maior entendimento e compreensão de Deus e de sua Palavra.