O Dia do Desarmamento Infantil, celebrado anualmente em 15 de abril, tem a função de lembrar o perigo representado pelas armas na vida dos jovens.
A data foi criada em 1996 pela União Internacional dos Abolicionistas da Arma, ou IANSA (International Action Network on Small Arms).
O Dia do Desarmamento Infantil é direcionado para conscientizar sobre o alto índice de mortalidade de crianças e adolescentes por meio de armas de fogo, além de evitar que as gerações futuras sofram com essa realidade.
O principal objetivo é eliminar a fabricação, a venda, a compra e a posse de armas, tanto de fogo quanto de brinquedo, nas mãos de jovens.
A intenção é que os países, governos e organizações defensoras dos direitos da criança tomem medidas contundentes para proibir definitivamente que qualquer pessoa seja acessível a armas e munição.
Atendendo ao lema que diz "As crianças são a esperança do mundo, devemos defendê-la", no dia 15 de abril promove-se ações de orientação e de prevenção a respeito deste tema.
A ideia das campanhas é ajudar jovens a desenvolver habilidades necessárias para a tomada de decisões responsáveis, evitando o uso e o acesso a armas de fogo, para a segurança de todos.