03 de agosto, o dia em que o Brasil comemora o Fim da Censura, simboliza a liberdade de expressão prevista na Constituição Federal, que é aplicada tanto às pessoas quanto às mídias.
É um marco na história do país, já que a censura era praticada desde a ditadura militar e submetia filmes, livros, programas de televisão e outras formas de expressão a alto controle.
Além de reivindicar a liberdade de expressão, o Fim da Censura lembra que é preciso defender essa e outras conquistas democráticas durante o período de transição para a democracia, que teve início com a promulgação da Constituição em 1988.
Neste sentido, o Fim da Censura marca a reconquista da cidadania no Brasil e seu direito de manifestação, sem represálias, imposições ou submissão a um frenesi imposto pela mídia.
Então, o Dia do Fim da Censura é um momento em que devemos celebrar e defender a democracia brasileira, para garantir que ela seja preservada e aperfeiçoada nos dias atuais.
É hora de lembrar que a Constituição Federal tem como princípios a liberdade de expressão e, portanto, quaisquer formas de censura ou restrições à livre expressão são inaceitáveis.