A data comemora a regulamentação da profissão de Meteorologista, aprovada em 14 de outubro de 1978, que abriu oportunidades para profissionais reconhecidos em todas as áreas da meteorologia.
Atualmente, existem muitos meteorologistas atuando em todos os estados brasileiros, desenvolvendo trabalhos relacionados à análise de previsões climáticas para planejamento de ações como agricultura e controle de eventos extremos.
Eles também estão envolvidos em trabalhos ambientais e podem auxiliar no planejamento de obras, atuando como consultores ou sondando o clima e o solo para informar sobre condições para a manutenção ou construção de edifícios.
Além disso, os meteorologistas também são responsáveis por ajudar a salvaguardar a segurança aérea através da supervisionação de trens de aterragem, ajudando com previsões do tempo que afetam aviões e aeroportos.
O Dia do Meteorologista serve para relembrar os excelentes serviços que esses profissionais prestativos prestam ao nosso país e à sociedade, além de destacar a enorme contribuição dessa atividade para o campo da ciência e a tecnologia meteorológica.
Esta data deve motivar os profissionais da área a apegar-se sempre aos padrões profissionais, com o objetivo de oferecer a melhor e mais consistente saída para questões relacionadas à meteorologia.
Também é uma oportunidade para celebrarmos a importante contribuição da meteorologia na vida cotidiana, avaliando, cuidando e alertando a população para prevenir desastres naturais na hora certa.