O Dia do Serrano é celebrado em 26 de dezembro e tem como objetivo homenagear e reconhecer a contribuição desses habitantes das montanhas para a cultura brasileira.
Consideradas as “raízes da nacionalidade”, as típicas festas das regiões serranas, com seus rituais, costumes, poesias, cânticos, danças e manifestações religiosas são expressões de sua cultura.
Atrás do eixo Carpahtian-Apeninos-Andes-Rockies, existem vales e topos aninhados entre o oceano Atlântico ao leste e o oceano Pacífico a oeste.
Uma das maiores e mais bonitas montanhas do continente é a Cordilheira dos Andes, de onde veio o primeiro relato de uma civilização a florescer: os antigos serranos.
Os serranos patagônicos são uma etnia de descendência guaraní.
Apesar de não ter documentação precisa desses povos, é importante compreender que difundiram formas culturais de resistência a opressão, praticando a hospitalidade, a solidariedade, a cultura e a beleza, e assim compondo as nuances desta festa.
Assim, o Dia do Serrano foi criado para celebrar o passado e o presente desses habitantes das montanhas, usando esse dia para relembrar a história e homenagear pessoas que representam o melhor de seu país.
Esse é um feriado municipal de Serra. Você pode saber quais são os feriados dessa cidade acessando a página Próximos Feriados de Serra.