O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado anualmente em 21 de março.
Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006 com o objetivo de promover o reconhecimento dos direitos dos indivíduos que sofrem desta síndrome.
A Síndrome de Down é uma deficiência genética que ocorre quando as crianças nascem com um cromossomo a mais – o cromossomo 21 – e que afeta a habilidade da criança de desenvolver habilidades académicas e de comportamento.
Os sintomas da Síndrome de Down são físicos, cognitivos e de comportamento, e podem variar de pessoa para pessoa.
O Dia Internacional da Síndrome de Down tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a inclusão das pessoas com Síndrome de Down na vida normal, sendo o oportunidade de aproveitá-la para mostrar ao mundo a necessidade de reconhecer e promover os direitos humanos destes indivíduos.
Isso inclui direitos à educação, emprego e ocupação de cargos de liderança, dentre outros.
Este dia também fomenta o diálogo entre todos os indivíduos que procuram entender a Síndrome de Down e construir comunidades que a acolham e a incluam.
Assim, movimentos como o Dia Internacional da Síndrome de Down são importantes para destacar a necessidade de inclusão social dos indivíduos com Síndrome de Down e para promover a tolerância, solidariedade entre as pessoas e respeito pelas diferenças.