O Dia Internacional das Remessas Familiares (16 de junho) foi estabelecido pela ONU para promover a importância da diáspora no mundo, assim como seus efeitos econômicos na economia mundial de hoje.
As remessas familiares desempenham um papel essencial na economia de muitos países em desenvolvimento, ajudando a alimentar famílias, sustentar o crescimento econômico e reduzir a desigualdade dentro de países de forma significativa.
Enviar dinheiro para familiares em países em desenvolvimento ajuda a dinamizar a economia, conduzindo à criação de empregos, levantando níveis de educação e saúde e estimulando a abertura de novas empresas.
No entanto, nem todos os países têm acesso aos sistemas financeiros mais avançados necessários para reduzir as taxas de transferência de remessa de níveis proibitivos a custos mais acessíveis.
Assim, o Dia Internacional das Remessas Familiares celebra todas as privações que a diáspora sofre para manter a sua família na terra natal, como algumas das principais formas de adoção de famílias em todos os países em desenvolvimento.