O Dia Internacional de Luta Contra a Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada de 05 de junho foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas para assinalar a necessidade urgente de acção global para enfrentar este flagelo.
A IUU Fishing, também conhecida como pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, apresenta graves e importantes implicações internacionais para a conservação dos recursos alimentares, economia marinha e desenvolvimento costeiro.
É também responsável por incapacitação governamental, redução da quantidade de pescado a serem comercializados e, em último instância, escassez de alimentos.
A pesca IUU afecta os recursos pesqueiros, os pescadores e desestabiliza a economia global.
Estima-se que aproximadamente cerca de 11 milhões de toneladas de pescado são capturadas ilegalmente cada ano, suspensão de direitos e benefícios pesqueiros de vários países.
Além disso, estima-se que a pesca IUU custa à economia global anualmente mais de US $ 10-23 bilhões.
Apesar dos gravíssimos danos causados pela pesca ilegal, as Nações Unidas enfatizaram que é possível combater este flagelo com medidas adequadas.
Reforçando a cooperação internacional, a vigilância tecnológica de embarcações controladas pela Internet (VMS), a regulamentação dos requisitos de licenciamento de embarcações e a criação de agências de controles e monitorização.
Neste dia, muitos parceiros internacionais, incluindo governos, organizações nacionais e internacionais assim como os setores governamentais e não governamentais dedicam-se a sensibilização sobre a IUU Fishing e a implementação de políticas para enfrentar este problema global.
Por este motivo, é importante tomar consciência das questões de segurança alimentar e meio-ambiente, através de ações como o engajamento com ações de sensibilização de comunidades, leis, acção de governos, criação de agências de controle, vigilância tecnológica, etc.