O Dia Internacional de Solidariedade com os Funcionários Detidos é uma iniciativa para reconhecer os esforços dos membros do serviço público, especialmente aqueles que foram detidos injustamente.
Essa data foi criada pela International Union of Public and General Employees (IUPGE) em 2009 para conscientizar o mundo sobre a necessidade de induzir a libertação dos funcionários detidos por exercerem aconselhamento profissional e prestar serviços à sociedade.
Muitos trabalhadores precisam sofrer represálias em suas jornadas de trabalho, o que pode levar à prisão por realizarem serviços importantes para seus países e outras organizações.
Estes funcionários que são privados de suas liberdades são alguns dos que mais necessitam de apoio, reconhecimento e solidariedade.
Espera-se que a celebração deste dia promova uma mudança significativa na conscientização, na consolidação da coalizão política e na adoção de medidas de pressão política e diplomática a nível internacional.
A IUPGE incentiva países e instituições a se eles manifestarem ao exigir a libertação dos funcionários detidos e seu pleno retorno à comunidade profissional.