O Dia Internacional do Asteroide lembra a descoberta de Ceres e Vesta por Giuseppe Piazzi no dia 1º de Janeiro de 1801, quando começou a Era do Asteroide.
Desde então, mais de 800 mil asteroides foram descobertos, destacando-se entre eles a lua natural humanamente visitada (Encélado) e as órbitas com grande quantidade de asteroides, como a Cintura de Asteroides entre Marte e Júpiter.
O Dia Internacional do Asteroide foi criado em 2018 pelo International Astronomical Union (IME) e tem como objetivo celebrar os diferentes asteroides do Sistema Solar, sua produção científica e cultura, assim como promover projetos de observação e pesquisa de asteroides.
Além disso, essa data também serve para destacar a interessante história destes objetos misteriosos e a ciência por trás da descoberta deles, bem como para falar sobre as riquezas naturais e nossa busca por novas descobertas no universo.
Portanto, o Dia Internacional do Asteroide é comemorado anualmente no dia 30 de junho como um momento importante para lembrar e destacar a importância destes corpos celestes para o universo.
Além da comemoração, também há muitas atividades acadêmicas relacionadas à astronomia que ocorrem neste dia, como conferências, palestras, debates, mostras de equipamentos astronômicos e outros eventos que visam promover o conhecimento científico sobre os asteroides.