No dia 9 de junho é comemorado o Dia Internacional dos Arquivos.
A data foi instituída em 1985 pela International Council on Archives e tem o objetivo de chamar a atenção da população para a importância dos arquivos na preservação da memória das comunidades.
Segundo a International Council on Archives, os arquivos registram um mundo evolutivo, onde as relações entre as pessoas e entre organizações são documentadas por meio de documentos escritos, impressos ou digitais.
Por meio desses registros, tem-se um relato histórico da cultura, sociopolítica e geografia das comunidades humanas.
O Dia Internacional dos Arquivos é a oportunidade perfeita para promover a consciência e o respeito pelos documentos históricos, bem como, apoiar ações construtivas para preservar e desenvolver os arquivos.
Diversas instituições culturais e museus se mobilizam para que os arquivos não pereçam com o passar do tempo.
Além disso, é importante destacar que os arquivos auxiliam a preservar a história dos grupos culturais e a sua cidadania.
Por meio das leis archivísticas, que são criadas para garantir o acesso, preservação e uso equilibrado dos registros históricos, a informação depositada nos arquivos está protegida e acessível para pesquisas acadêmicas, históricas e outros fins.
A International Council on Archives promulgou o tema "Reinventando o papel dos arquivos na sociedade em mudança" para o Dia Internacional dos Arquivos 2020.
A intenção foi destacar a contribuição dos Arquivos para a sociedade contemporânea, conectando comunidades, estimulando a consciência social e apoiando inovações e desenvolvimento sócio-econômico.
A data é importante para promover a educação e compreensão da arte e ciência de se preservar as evidências, bem como reforçar o acesso aos documentos históricos.
Portanto, celebramos o Dia Internacional dos Arquivos, valorizando a preservação da História através dos registros arquivísticos.