O Dia Internacional para a Redução de Desastres é comemorado em 13 de outubro, com o objetivo de conscientizar a população sobre os desastres naturais e os efeitos que podem trazer às pessoas, como as famílias e as comunidades.
Esse dia também é usado para compartilhar informações sobre as novas técnicas e práticas para estar em alerta e preparado sobre tais acontecimentos.
É um importante lembrete sobre a necessidade de estar preparado para a eventualidade de um desastre.
Estamos vendo o aumento na frequência e gravidade dos desastres em todo o mundo, acelerado pelo aquecimento global.
Os desastres naturais geram consequências que afetam não apenas a vida humana, mas também os ecossistemas naturais, a economia e as infraestruturas do país.
Recentemente, com a pandemia global do coronavírus, pudemos ver como os desastres pandêmicos similares causam outras dimensões de danos, especialmente para a saúde pública.
A pandemia fez com que mais pessoas estivessem conscientes de como a humanidade deve se preparar para enfrentar tais catástrofes.
O Dia Internacional para a Redução de Desastres é uma oportunidade para nos lembrar da importância em se estar preparado e prevenir desastres antes que eles aconteçam.
Investir em técnicas de redução de risco, preparar-se emocionalmente para a eventualidade de um desastre, conservar recursos, reforçar regulamentos e adotar práticas adequadas podem reduzir muito a chance de se sofrer estragos.