O Dia Internacional pela Proteção dos Jornalistas e pela Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas (2 de Novembro) foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013 para lembrar a responsabilidade coletiva de enfrentar os crimes contra jornalistas.
A data é importante para a conscientização da necessidade de devassar a impunidade relacionada a ataques a jornalistas e profissionais de comunicação e de lutar pela proteção dos direitos humanos.
No dia 2 de Novembro, grupos governamentais e de membros da sociedade civil devem participar de diversas iniciativas conscientizadoras ligadas à questão da impunidade.
Além disso, é comum que jornais, meios de comunicação e rádios realizem debates e reportagens sobre a violência a que estão frequentemente expostos os jornalistas.
O Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas é uma ótima oportunidade para conscientizar a população a respeito de conhecer com profundidade os direitos humanos dos jornalistas e reivindicar a proteção e a segurança daqueles que são responsáveis pela produção, desenvolvimento e atualização da informação.