O Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas (World Day Against Trafficking in Persons) é celebrado anualmente em 30 de julho.
Essa data foi definida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2013, com o objetivo de chamar a atenção para o problema do tráfico de pessoas em todo o mundo.
O tráfico de pessoas é a compra e venda de seres humanos para lucro.
Refere-se à exploração de pessoas para trabalho forçado ou servidões, além de trabalho sexual.
Essa prática está intimamente ligada a outras formas de exploração e abuso, como a violência doméstica, casamentos forçados e casamento entre menores.
É também amplamente considerado uma violação dos direitos humanos.
O Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas é uma oportunidade para que governos, organizações, ativistas e membros da sociedade participem de uma conversa sobre o tráfico humano e lutem contra essa prática global.
Os tópicos discutidos nesses dias incluem maneiras de prevenir o tráfico e promover a consciência sobre esse problema, bem como a proteção das vítimas.
Além disso, governos de todo o mundo realizam campanhas de conscientização, levantam fundos para ajudar as vítimas do tráfico humano e discutem medidas legislativas para proteger as vítimas.
Mesmo que o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas seja celebrado apenas uma vez por ano, é importante lembrar que o combate ao tráfico humano não tem fronteiras e que é necessário lembrar o problema todos os dias.
Fazer a nossa parte para lutar contra o tráfico de pessoas é vital, pois esse abuso e abuso a milhares de pessoas que vivem aterrorizadas pelo tráfico.
Assim, juntos podemos construir um mundo onde ninguém seja forçado a viver uma vida de escravidão e violência.