No dia 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação.
Esta data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), para conscientizar a população do mundo sobre a importância da alimentação saudável e equilibrada.
Para isso, os objetivos da FAO são a redução da fome, o aumento da nutrição, o aprimoramento da agricultura e a segurança na produção alimentar.
O Dia Mundial da Alimentação é marcado por diversas atividades e campanhas que buscam promover uma rotina alimentar mais saudável e consciente.
Essas ações de prevenção e sensibilização abrangem desde a utilização de alimentos orgânicos e sem agrotóxicos, até o acompanhamento nutricional e a orientação em como temos acesso a alimentos diversificados.
Por meio da consciência sobre os cuidados aos alimentos e de um estilo de vida mais saudável, os itens constantes na rotina, como a fruta, verduras e legumes, são ressaltados como peças fundamentais de uma alimentação nutritiva e balanceada.
A promoção, ainda, da responsabilidade social desses itens, partindo do princípio de valorização e preservação dos seres humanos e demais espécies envolvidas no processo da produção alimentar.
No Dia Mundial da Alimentação, é indispensável salientar que saúde e bem-estar passam diretamente pelos hábitos nutricionais.
São importantes questões a serem promovidas e exploradas da forma mais dinâmica possível, com campanhas, músicas, filmes, vídeos e obras de arte que incentivassem a prática de bons costumes alimentares.
Em resumo, o Dia Mundial da Alimentação é uma oportunidade importante para destacar os avanços e conscientizar outras pessoas sobre a importância da nutrição adequada.
Além de prováveis programas de prevenção e melhorias, busca-se a consciência de que saúde e alimentação estão diretamente relacionadas.