A data em comemoração ao Dia Mundial da Amamentação foi escolhida para reforçar a importância da amamentação como parte essencial da criação de novas vidas.
Esta data foi criada em 1º de agosto de 1992 pelas Nações Unidas.
Desde então, ela é lembrada com celebrações anuais de maneira que as mães sejam homenageadas e banqueteiem seus direitos de amamentação.
Por meio destas celebrações, a importância da amamentação também é espalhada entre pais, profissionais de saúde, a sociedade e, principalmente, entre as crianças.
O Dia Mundial da Amamentação tem como objetivo incentivar a amamentação como meio de melhorar a saúde, o desenvolvimento e a qualidade de vida de crianças e mulheres em todo o mundo.
É muito importante que o leite materno seja o principal alimento dos bebês até os seis meses de idade.
Após essa etapa, a alimentação deve ser diversificada e, ao mesmo tempo, deve se manter a amamentação durante, pelo menos, os dois anos de vida do bebê.
Infelizmente, muitos países ao redor do mundo não incentiva a amamentação ou mesmo não oferece condições adequadas às mulheres que a praticam.
O Dia Mundial da Amamentação é mais um momento para que as pessoas possam colocar em discussão e difundir informações sobre a importância dessa prática, tão fundamental para que as crianças tenham um bom desenvolvimento.