O Dia Mundial da Hemofilia foi criado para aumentar a conscientização sobre essa condição de saúde crônica e seu impacto global.
Data de comemoração desde 1989, a cada ano é um alerta importante para reafirmar o compromisso com a luta pela qualidade de vida dos pacientes.
A Hemofilia é uma condição médica caracterizada por um déficit parcial ou total da coagulação sanguínea localizada no organismo, resultando em sangramento repetido e contínuo.
Ela é mais comum em homens do que mulheres, com uma estimativa de um caso em cada 10.000 a 20.000 pessoas.
O Dia Mundial da Hemofilia é uma grande oportunidade para pensar sobre como a comunidade pode trabalhar para melhorar a abordagem de saúde, bem como conhecer melhor a condição e as necessidades médicas para quem a tem.
É o momento ideal para compartilhar sobre os avanços científicos mais recentes, estimular o intercâmbio entre países e informar autoridades e encarregados sobre a necessidade de melhor atenção médica, serviços de apoio, infraestrutura, financiamento apropriado, acesso aos tratamentos, bem como melhores resultados para quem sofre com a doença.