O Dia Mundial da Infância é celebrado em 21 de março e foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1954.
Neste dia, a Organização das Nações Unidas promove ações globais para reconhecer os direitos de todas as crianças e conscientizar sobre seu engajamento na busca de soluções para os problemas que a sociedade enfrenta.
As Nações Unidas avaliam que cerca de 600 milhões de crianças ainda vivem com grandes desigualdades financeiras e sociais.
A ONU estima que 16 milhões de crianças ainda não têm acesso a nenhum tipo de ensino e que 28 milhões não possuem acesso a água potável.
Em muitas nações, é comum o uso da violência contra a infância que, em suas mais diversas formas, oprime o direito fundamental das crianças em crescer seguras em seu ambiente pessoal e social.
O uso e o abuso de drogas, a falta de cuidado e atenção adequados, também a degradação ambiental são agravantes da situação de vulnerabilidade das crianças.
O Dia Mundial da Infância serve como lembrete de que é preciso que a sociedade se mobilize para resolver problemas e contibua na luta pelo fortalecimento de uma cultura de direitos humanos para as futuras gerações.