O Dia Mundial da Justiça Social é uma lembrança de que "a paz e a segurança no mundo não serão possíveis sem justiça social".
A data é comemorada anualmente em 20 de fevereiro com o objetivo de destacar o valor da justiça social para a preservação da dignidade humana.
Para muitos, a justiça social não é algo meramente teórico.
Existe como um direito humano básico, que defende os direitos de todas as pessoas e se concentra na eliminação das desigualdades estruturais que minam a vida de quem está menos privilegiado.
Como parte da consciência que o Dia Mundial da Justiça Social exige, os povos do mundo todo têm acompanhado de perto perspectivas globais relacionadas à questão.
Esta atenção tem aumentado desde que o Estatuto dos Refugiados entrou em vigor em 1951, dando origem ao direito de asilo dos povos em todos os países.
A Organização das Nações Unidas lançou ainda outros avanços nas últimas décadas, entre eles o Estatuto das Crianças e o Estatuto do Idoso.
O Dia Mundial da Justiça Social deixa de possibilitar a todos os seus direitos baseados na raça, origem nacional, credo, sexo e nacionalidade.
Além disso, destaca os avanços obtidos através da implementação de tratados, acordos e legislações internacionais.
Na realidade, os povos do mundo devem ter constante consciência de que a paz mundial é, no final, principalmente, um assunto de justiça social.