O Dia Mundial da Libertação Humana é celebrado anualmente em 18 de agosto com o propósito de promover a igualdade, o respeito e o reconhecimento de todas as culturas e raças.
A data também é conhecida como o Dia Internacional da Liberdade e da Igualdade Racial, foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2002 com a aprovação do texto da Declaração da ONU contra o Racismo, Discriminação Racial e Intolerância Religiosa.
O dia tem como objetivo conscientizar o público sobre o fato de que a intolerância racial, a discriminação racial e a xenofobia continuam a ser problemas grandes e persistentes em todo o mundo.
No passado, pessoas que eram vítimas de discriminação e opressão por causa de sua raça, etnia ou credo não eram justamente tratadas ou reconhecidas como seres humanos dignos.
Esta data é uma oportunidade para que possamos lembrar e celebrar a libertação de todos os seres humanos vítimas dessa discriminação.
Em 18 de agosto é importante reflexionar sobre aqueles que sofrem a discriminação racial e lutar pelo fim da intolerância nos dias de hoje.
Esta é uma ótima oportunidade para pensar na forma como tratamos os outros, independentemente de raça, étnia ou religião.
É também um dia para recordar todos os que lutaram em nome da liberdade, direitos e igualdade.