O Dia Mundial da Pneumonia é celebrado anualmente em 12 de novembro para conscientizar a população sobre os riscos da pneumonia e promover ações de prevenção e tratamento para maior proteção da população mundial.
A data foi instituída em 2009 pela Assembleia Mundial da Saúde (World Health Assembly) e tem como objetivo tornar a pneumonia uma prioridade e, assim, reduzir a mortalidade no mundo.
Causada por agentes infecciosos, como bactérias, vírus, fungos, além de tumores, líquidos e outras substâncias, a pneumonia é uma doença respiratória de alto risco para as crianças, já que o sistema imunológico ainda não está totalmente maduro.
Apesar dos avanços tecnológicos, a pneumonia continua sendo a principal causa de mortalidade infantil no mundo, matando 880.000 meninos e meninas com menos de 5 anos em 2019.
No Dia Mundial da Pneumonia, diversas organizações e governos trabalham em conjunto para divulgar informações sobre a doença e compartilhar de forma eficaz estratégias para prevenção, diagnóstico e tratamento, como vacinas, antibióticos e tratamentos inovadores.
A melhora da nutrição, saneamento básico e saúde mental também são fundamentais para fortalecer os sistemas imunológicos e aumentar a proteção das populações mais vulneráveis.
No mundo todo, o Dia Mundial da Pneumonia é celebrado com ações de conscientização, palestras, campanhas de incentivo e uniformizadas e marcos que servem como lembretes sobre o impacto desta doença.
A data serve como uma oportunidade para que responsáveis da saúde pública, educadores, pais e responsáveis, entre outros que trabalham na área, possam promover a saúde das crianças ao redor do mundo e colocar fim a esta epidemia.