A Psoríase é um distúrbio inflamatório crónico da pele, que afeta aproximadamente 2,2% da população mundial, tornando-se uma das mais comuns doenças de pele.
O Dia Mundial da Psoríase, celebrado anualmente em 29 de outubro, tem como objetivo promover melhores tratamentos e informar a população sobre a doença.
A Psoríase é caracterizada por lesões avermelhadas na pele que são recobertas por placas de escamas grossas e que geralmente estão localizadas nos joelhos, cotovelos, couro cabeludo e área lombar.
A doença pode causar coceira, ardor, dor e até depressão, obrigando quem sofre com ela a conviver constantemente com sintomas físicos, bem como problemas psicológicos.
O Dia Mundial da Psoríase, assim como outros dias de conscientização sobre saúde, tem como intuito chamar a atenção para o problema ao mesmo tempo que busca repensar as formas de diagnóstico e tratamento, para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos que convivem com a doença.
Por isso, é fundamental que todos possam acessar informações sobre tratamentos e orientação médica para lidar com a situação.
Recentemente, por exemplo, o Ministério da Saúde do Brasil autorizou a distribuição de medicamentos específicos para a doença, tornando assim mais acessíveis novos tratamentos.
Deste modo, a importância do Dia Mundial da Psoríase vai além de propagar informações.
Esta é uma data para que os pacientes e seus familiares possam compreender que há motivos para não desistir, pois existem inúmeras possibilidades de tratamento modernos que poderão ajudar a melhor a vida das pessoas que convivem com a doença.