O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado anualmente em 10 de outubro desde 1992.
O objetivo desse dia é promover a conscientização sobre problemas de saúde mental e incentivar a inclusão social para pessoas que sofrem com transtornos mentais.
A data foi escolhida para rememorar o aniversário da Associação Mundial para a Saúde Mental (WFMH, sigla em inglês), fundada em dezembro de 1948.
A partir do Dia Mundial da Saúde Mental, é possível chamar a atenção para problemas ainda presentes na contemporaneidade, como o estigma e a discriminação a que são sujeitos os portadores de transtornos mentais.
A WFMH recomenda que as comemorações reflitam sobre as preocupações mundiais e adotem um tema para identificar causas-raiz e estabelecer melhores diretrizes para a abordagem ao problema.
Nesses dias, os movimentos principais são voltados para a defesa dos direitos e qualidade de vida das pessoas que convivem com transtornos mentais.
Ao redor do mundo, distintas ONGs realizam atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, tais como programas educativos, documentários, exposições fotográficas, palestras, concertos, atos públicos, etc.
Essa conscientização é providencial para a melhoria de métodos de vigilância, prevenção e tratamento nessa área da saúde, garantindo a qualidade de vida para as pessoas afetadas e viabilizando seu processo de inclusão social na sociedade.