O Dia Mundial da Segurança do Paciente (17 de Setembro) é uma campanha anual promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar toda a comunidade médica sobre a importância de melhorar a segurança do paciente no atendimento à saúde.
Essa campanha visa promover a cultura da segurança do paciente e dar suporte à adoção de práticas que possam eliminar problemas médicos inaceitáveis como erros, incidentes ou falhas que ocorrem durante o atendimento médico e que podem levar a consequências potencialmente indesejáveis para os pacientes.
Durante o Dia Mundial da Segurança do Paciente, a OMS promove atividades educacionais, como discussões, fóruns, seminários, enquetees e ações de conscientização para conscientizar governos, líderes de saúde, responsáveis pelo atendimento, prestadores de serviços, organizações profissionais, ONGs, pacientes efamílias sobre a importância da segurança do paciente.
O objetivo é fortalecer a liderança e a governança de sistemas de saúde para impulsionar a segurança do paciente em práticas de saúde em todo o mundo.