Em 13 de maio é comemorado o Dia Mundial das Aves Migratórias, uma data que tem como objetivo ajudar a preservar e proteger as aves migratórias que passam fome e problemas climáticos.
Cada ano, milhões de aves cruzam muitos países e fazem grandes distâncias para alcançar seus locais de descanso.
Embora as aves migratórias sejam responsáveis por atravessar incontáveis quilômetros, elas dependem de uma série de fatores naturais para sua sobrevivência, como suprimentos alimentares, abrigo e clima favorável.
No entanto, as aves migratórias podem sofrer danos severos devido a fatores ambientais como poluição, mudanças climáticas e políticas governamentais inadequadas.
Além disso, as aves migratórias podem estar em perigo devido à destruição de seu habitat, caça ilegal e caça de colheita.
Neste dia, os grupos ambientais e as autoridades responsáveis organizam atividades de conscientização sobre esses temas e promovem ações para melhorar a situação das aves migratórias.
Estas campanhas apontam para a necessidade de propor obrigações implementáveis de conservação, bem como à necessidade de trabalhar globalmente para diminuir as ameaças que afetam as populações de aves migratórias.