O Dia Mundial das Zonas Úmidas é celebrado em 02 de fevereiro e tem como objetivo promover a conscientização sobre os benefícios que essas áreas oferecem e a sua destruição progressiva.
As zonas úmidas são áreas terrestres e aquáticas que possuem alto teor de água, como lagoas, pantanais, florestas alagadas e mangues.
Estas áreas apresentam grande biodiversidade e ajudam a regular o ciclo hidrológico, reduzindo do risco de inundação e erosão climática.
Ademais, abrigam espécies únicas e atuam como importantes mecanismos de regulação climática. A destruição de tais áreas é problema mundial.
Entre 1997 e 2021, cerca de 64% das zonas úmidas do globo foram destruídas, destruindo habitats essenciais para a existência de inúmeras espécies.
Para conhecer mais sobre o assunto é importante buscar informações na internet ou em livros específicos sobre o tema.
Visitar locais de preservação ecológica também é uma boa opção para entender como as zonas úmidas funcionam e qual a sua importância.
Assim, o Dia Mundial das Zonas Úmidas tem o intuito de chamar a atenção para o significativo papel destas áreas na preservação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, bem como para incentivar a conservação necessária para manter estes recursos naturais.