O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é celebrado anualmente em 24 de março com o objetivo de alertar a população global sobre a doença e conscientizar sobre os riscos de infecção.
Ele também serve para reforçar a necessidade de investimentos para prevenção, diagnóstico e tratamento.
A tuberculose é uma enfermidade infecciosa que afeta principalmente os pulmões e que, se não tratada adequadamente, pode resultar na morte da pessoa infectada.
Apesar de ser uma doença curável, ainda há muitas pessoas que não têm acesso aos recursos médicos necessários para o tratamento.
A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como parte de suas ações para promover a saúde e conscientização sobre a doença.
Durante essa data, diversos governos e organizações realizam atividades para lembrar a população sobre o assunto.
Além disso, a OMS também lançou em 2018 o Plano de Ação Mundial de Combate à Tuberculose (2018-2022), que reforça o compromisso dos governos e organizações de trabalhar em conjunto para erradicar a doença.
A meta é que 10 milhões de pessoas sejam curadas até o final desse período.
Com o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, é essencial que a população global se conscientize e trabalhe para acabar com a doença.
Com ações preventivas corretas e acesso aos serviços de saúde, é possível ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas infectadas e, assim, erradicar para sempre essa doença.