O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço (WHPCA, na sigla em inglês) é celebrado anualmente em 27 de Julho.
Esta campanha tem como objetivo alertar a população para esta doença resistente que, apesar dos avanços da medicina, ainda coloca em risco a vida de milhares de pessoas a cada ano.
O câncer de cabeça e pescoço é um conjunto de diversos tipos de câncer que podem surgir na região da cabeça e do pescoço.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse tipo de câncer representa 20% de todos os cânceres diagnosticados no Brasil.
Aproximadamente 11 mil novos casos são diagnosticados a cada ano.
Existem vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço, incluindo tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição a certos tipos de vírus e exposição prolongada a radiação ultravioleta.
A detecção precoce é fundamental para a redução dos índices de mortalidade por este tipo de câncer.
Durante o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, são realizadas várias iniciativas para diversas audiências, como palestras, seminários e abordagens educativas.
Algumas organizações também arrecadam fundos para ajudar na pesquisa e no tratamento de pacientes, fundo criado especificamente para ajudar amigos e familiares de pacientes com câncer de cabeça e pescoço.
O dia 27 de julho é um dia para lembrarmos que, apesar dos avanços na medicina, ainda muito trabalho precisa ser feito para combater as deadly formas de câncer, como a cabeça e pescoço.
A informação é importante e a conscientização é necessária para superar este obstáculo.