O Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral é celebrado anualmente em 29 de outubro, para conscientizar a população mundial sobre o AVC e homenagear aqueles afetados por ele, em suas várias formas.
O AVC, também conhecido como derrame, é a causa número cinco de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade, com projeções alarmantes de 1,8 milhão de vítimas de AVC mortais até 2030.
Durante o dia, são realizadas conferências e eventos educacionais em todo o mundo, para elevar o nível de conscientização sobre os fatores de risco, prevenção e tratamento associados ao AVC.
Atividades como palestras, seminários e outras iniciativas criativas também são promovidas para disseminar conhecimento sobre questões relacionadas ao AVC, a fim de reduzir as taxas de morbidade e mortalidade que acometem uma grande parcela da população mundial.
Eventos educacionais no Dia Mundial do AVC também incluem informações sobre como identificar os sinais precoces de AVC e quais medidas tomar imediatamente.
Obviamente, o diagnóstico precoce tem sido sempre considerado mais eficaz para o tratamento do AVC, pois quanto antes um derrame é detectado, maior a chance de recuperação.
Além disso, o Dia Mundial do AVC também é uma oportunidade para destacar o impacto da doença em nível mundial, reunindo governos, parceiros humanitários, ONGs e outras entidades para discutir questões importantes no tratamento, assistência e prevenção do AVC.
É uma ótima maneira de motivar a população a prestar atenção às precauções.