Comemorado anualmente desde 1994, o Dia Mundial do Hemofílico é lembrado em 17 de abril.
O objetivo dessa data é chamar a atenção para o difícil problema que os portadores da doença hemofílica enfrentam diariamente e destacar a necessidade de ações como o acesso a medicamentos, impulsionar pesquisas, melhorar tratamentos e campanhas de informação pública sobre o assunto.
Essa doença é desconhecida para a maioria da população, ainda que ela possa afetar homens e mulheres de qualquer faixa etária.
A melhor maneira de destacar esse dia é compartilhar informações sobre a doença com os amigos e familiares para que mais pessoas possam conhecer e compreender o que é o hemofílico e qual o impacto da doença na vida de quem a sofre.
Seja para um doador de unidades de sangue, para um cuidador, para um médico especialista ou alguém que só deseje entender melhor, a informação é a melhor arma que temos para erradicar a doença da maneira que a conhecemos hoje.
Além da divulgação dos fatos e dos sintomas, é importante atenção especial às crianças portadoras da doença.
Por isso, é importante que haja um acompanhamento médico constante para que o diagnóstico seja feito o mais logo possível e o tratamento começe o mais precocemente possível.
Esses cuidados poderão garantir que, no futuro, essas pessoas possam, de fato, serem independentes e prósperas.
Por fim, vale lembrar que, independentemente do tipo de saúde, todos nós temos o direito de realizar nossos sonhos.