O Dia Mundial do Radioamador foi criado para destacar a contribuição dos radioamadores na promoção da comunicação por meio de ondas de rádio.
Radioamadores são pessoas que operam e colecionam equipamentos de rádio para uso pessoal, para fins de educação e para fins de serviço público.
A data de 18 de abril foi escolhida para comemorar o Dia Mundial do Radioamador como forma de homenagear o nascimento do teórico alemão Heinrich Hertz em 1857.
Ele foi o primeiro a provar a existência em laboratório da energia electromagnética, ou seja, a transmissão de ondas de rádio.
Coincidentemente, a International Amateur Radio Union (IARU) foi formada pela primeira vez no mesmo dia.
No Dia Mundial do Radioamador, radioamadores de todas as partes do mundo se unem para celebrar a data e promover a preservação e promoção da rádio amador.
O principal objetivo desta data é celebrar e destacar os notáveis esforços dos radioamadores em fornecer serviços valiosos à humanidade, como socorro e assistência na divulgação de informações no caso de qualquer desastre.
Em todo o mundo, os radioamadores difundem palestras, eventos educacionais, concursos e oportunidades para realizar experiências em Ondas Radiantes.
Essas são algumas das atividades que eles planejam para participar.
Todos esses esforços são destinados a promover e expandir o uso da rádio amador em todas as partes do mundo como meio de comunicação eficaz e para uma melhor educação e entretenimento.