Com o Dia Mundial sem Tabaco se aproximando, as autoridades de saúde em todo o mundo, assim como os grupos de saúde, exortam as pessoas a largarem o cigarro.
Cada ano, em 31 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora o Dia Mundial sem Tabaco para promover a conscientização sobre os riscos do uso de tabaco, como câncer, doenças cardíacas e pulmonares, entre outras.
O tabagismo é uma das principais causas de doenças, deficiências e mortes no mundo.
Estima-se que cerca de 8 milhões de pessoas morrem prematuramente devido ao uso de tabaco ou ao exposição à fumaça do tabaco.
Além disso, o uso de tabaco afeta todos ao redor do usuário, exposto à fumaça passiva.
Por esses motivos, o Dia Mundial sem Tabaco é comemorado para ajudar os fumantes a pararem de fumar e para ampliar o compromisso dos governos em relação ao controle do tabaco.
Essa data remonta a 1988, na 103ª reunião da Assembléia Mundial da Saúde, quando foi estabelecida a campanha para "Dia Mundial de Ação contra o Tabaco".
Algumas das principais campanhas do Dia Mundial sem Tabaco da OMS incluem informar às pessoas sobre os riscos que o tabagismo traz e os fatores de risco para câncer.
A OMS também incentiva os governos a legislar contra o marketing e a propaganda sobre o tabaco, assim como a preços altos e a impostos, como forma de reduzir o uso de tabaco.