O Dia Nacional da Economia Solidária é comemorado anualmente em 15 de dezembro por representar um meio de transformação da estrutura econômica, social e política vigente, garantindo o respeito aos direitos humanos, às diversas manifestações culturais, a igualdade de gênero e a preservação do meio ambiente.
O objetivo da economia solidária é a democratização popular dos sistemas financeiros e econômicos, tornando mais equitativo, justo e saudável para a sociedade.
Por isso, existem diversas políticas e práticas que incentivam, desencorajam, orientam, avaliam e reforçam a economia solidária.
No Dia Nacional da Economia Solidária, muitos empreendedores e empresários colaboram para lançar campanhas que conscientizam a sociedade sobre os benefícios que podem advir das práticas dessa economia.
Também são realizadas atividades para disseminar informações sobre seus códigos de conduta responsáveis, como relações de trabalho e participação democrática.
A economia solidária, por meio do capital social, contribui para a conscientização da sociedade a respeito da economia tradicional, elevando a solidariedade, a justiça, a transparência e a inclusão de todos.