O Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é comemorado anualmente no Brasil no dia 24 de abril.
O objetivo é promover a difusão, o respeito e a valorização dessa linguagem utilizada por surdos, assim como conscientizar a população sobre a importância da inclusão social dessa parte da população.
A Libras é a primeira língua dos surdos é reconhecida no país desde 2002 através do decreto 5.626.
Disponibiliza uma linguagem de expressão para aqueles que têm surdez ou baixa audição.
Esta língua garante a interação social, o acesso aos serviços de saúde e dentro das escolas e instituições, além da possibilidade de se tornar profissional, seguindo sua inclinação.
A celebração nacional acontece há seis anos e foi criada para dar visibilidade à comunidade surda, dando acolhimento à sua cultura e diferenças.
Devido à pandemia, a celebração contará com eventos virtuais e encontros on-line, incentivando assim relações protetoras e criando vínculos afetivos entre os setores envolvidos.
Durante o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais é importante relembrar que essa língua possui um valor social e cultural inestimável, que precisa ser valorizada e respeitada.
É importante que a população saiba que a inclusão da comunidade surda traz mais benefícios para o desenvolvimento social e cultural do país.