O Dia Nacional das Hemoglobinopatias é celebrado anualmente em 8 de maio.
Esta data tem o objetivo de chamar a atenção para o grupo de doenças que acometem as células responsáveis pela transporte de oxigênio no sangue humano.
As hemoglobinopatias são doenças hereditárias que alteram o funcionamento dos glóbulos vermelhos e sua habilidade em transportar oxigênio para todas as células do corpo humano.
Estas doenças podem levar a anemia grave, infecções frequentes, lesões nas articulações, dificuldades de crescimento, deformidades ósseas e até mesmo levar ao óbito pela falta súbita de oxigênio nos tecidos.
Algumas pessoas desenvolvem sintomas leves, enquanto outras têm sintomas graves que podem ser fatais.
Por isso, é importante saber sobre os sintomas, tratamentos, prevenção e planejamento familiar das hemoglobinopatias para que assim seja possível diagnosticar e dar o tratamento adequado o quanto antes.
A data foi oficializada em 2016 para estimular o diagnóstico precoce e o reconhecimento dos direitos das pessoas afetadas.
As descobertas realizadas têm sido de grande valia para o tratamento das hemoglobinopatias, assim como para a qualidade de vida daqueles que as possuem.