O Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos foi criado com o intuito de celebrar um dos gêneros da cultura popular brasileira mais conhecido no mundo: as histórias em quadrinhos.
O dia 30 de janeiro foi escolhido para homenagear o aniversário de Mauricio de Sousa, o lendário criador da Turma da Mônica, uma das principais personagens nacionais já criadas.
Através deste dia, é possível valorizar o trabalho de autores e desenhistas do gênero e promover seu reconhecimento social.
Desde sua criação, diversas atividades culturais e de lazer têm sido oferecidas nas principais cidades do país para celebrar esse grande dia.
O destaque vai para festivais e exposições promovidos pelas editoras, produtores e quadrinistas independentes.
Ao longo dos anos, o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos tem se tornado cada vez mais importante para a divulgação da cultura brasileira de um modo geral.
É possível perceber a grande influência em nosso país, não apenas nas áreas do entretenimento, mas também na educação, pois muitos professores aderiram ao uso das HQs como material didático.
Portanto, o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos é uma oportunidade para mostrar o quanto é vantajoso fazer parte do universo das HQs, que movimenta todo um mercado criativo e de trabalho e ainda nos proporciona momentos de diversão e lazer.