O Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia é comemorado anualmente no dia 15 de agosto, para homenagear e reconhecer a contribuição dessa instituição para a saúde pública brasileira.
As Santas Casas são excelentes exemplos de filantropia, pois seu trabalho consiste na assistência médica aos menos favorecidos socialmente.
Esse movimento é mundialmente aceito, mas no Brasil essas casas de assistência social foram criadas ainda no século XVI, após a chegada dos portugueses.
Por esse motivo, tão importante para a história brasileira, a data foi instituída como efeméride oficial, através da Lei nº 10.105, de 22 de dezembro de 2000.
Atualmente, as Santas Casas de Misericórdia atendem cerca de 30% da população brasileira, disponibilizando exames médicos gratuitos ou a preços baixíssimos, além de oferecer hospitalizações para as pessoas que não têm condições econômicas de custear esses serviços em outros estabelecimentos.
Esse dia é motivo de orgulho para a comunidade, que reconhece o trabalho realizado por essas instituições ao longo dos anos e reconhece a importância deles na saúde pública brasileira.
Assim, é de extrema importância para que as Santas Casas de Misericórdia sejam reconhecidas pelo importante papel que desempenham na vida de milhares de brasileiros.