O Dia Nacional de Combate à Pobreza, celebrado anualmente no dia 14 de dezembro, busca mobilizar toda a sociedade brasileira para lutar pelo fim desta realidade tão cruel.
Este dia serve para enfatizar a importância da erradicação da pobreza extrema no país, colocando em prática ações que possam melhorar o nível de vida de milhões de brasileiros e brasileiras carentes de tudo.
Além de servir como um marco para a conscientização da população, este feriado visa também mobilizar a sociedade para que possamos, enfim, acabar com a pobreza no Brasil.
Não só isso, como também para que possamos desenvolver ações práticas de inclusão social efetiva dentro da sociedade.
Essas ações começam a partir da educação, o ensino deve atuar de maneira a subsidiar e educar para o trabalho e também para o empreendedorismo.
Além disso, favorecer projetos e programas que criem uma cultura que incentive a motivação da população é essencial.
Isso vai desde auxilios financeiros, como bolsas de estudos, benefícios institucionais, programas habitacionais e etc.
No contexto do dia Nacional de Combate à Pobreza, há também a exigência ética de que deve-se respeitar os direitos humanos, melhorar os sistemas de saúde e dar oportunidade para que todos sejam ouvidos.
Assim, deve-se atuar na eliminação das desigualdades, buscando refazer a desigualdade social.
Essas iniciativas a serem adotadas, para que essas diretrizes possam ser cumpridas, demandam grandes parcerias entre diversos atores sociais, como empresas, associações, governos estatais, entre outros.
É necessário ainda que haja uma responsabilidade social maior por parte do Estado para com aqueles que se encontram em situações precárias.
O Dia Nacional de Combate à Pobreza marca uma grande premissa na luta pelo fim da realidade da miséria, mas faz-se necessária a constante atuação dos diversos setores da sociedade para que se possa alcançar os objetivos ideais.