O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, celebrado anualmente no dia 10 de novembro, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde auditiva.
A data representa um marco importante para aqueles que estão em busca de informações sobre o tema e a melhoria do diagnóstico e tratamento das pessoas com problemas auditivos.
Através desta data, as pessoas e comunidades afetadas se unem para reforçar a importância da conscientização para a identificação precoce e tratamento dos transtornos auditivos, contribuindo para o aumento da qualidade de vida de quem é portador de surdez.
O tema tem ganhado cada vez mais atenção nas discussões relacionadas à saúde pública, abordando questões como a necessidade de ao menos um exame auditivo por ano, independentemente da idade.
Além disso, cada vez mais estão sendo realizadas campanhas que alertam à população sobre riscos como o barulho elevado e seus efeitos na audição.
O avanço do conhecimento científico e a adoção de diversas medidas para prevenção de perdas auditivas, melhora o entendimento do que é necessário para a manutenção da saúde auditiva.
Com isso, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez é um marco para informar a população sobre sua responsabilidade em adotar medidas preventivas, esclarecer dúvidas e reforçar a necessidade de exames preventivos.