Em 10 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, uma data instituída em 2007 com o objetivo de alertar sobre a importância de manter um ambiente de ensino e de aprendizagem seguro e saudável, tanto para os alunos quanto para os profissionais da educação.
Esta ação busca promover a conscientização, sobre temas relevantes, entre os adultos e crianças, como violência, abuso de álcool e de drogas, problemas relacionados à saúde mental, bullying, entre outros.
Além disso, o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas também visa ampliar a discussão sobre as melhorias necessárias para as políticas, estrutura física e processos pedagógicos das unidades de ensino, afim de torná-las mais seguras, acolhedoras e inclusivas.
Muitos eventos são realizados levando a mensagem desta importante data.
Entre eles estão: palestras, oficinas, debates, seminários, feiras educativas e vivências, cujos temas são diversos e envolvem aspectos relacionados à segurança e a saúde do ambiente escolar, tendo como objetivo ultimar conscientizar a população, educadores e alunos, para a contribuição da construção de um mundo mais seguro e de um futuro mais promissor para as novas gerações.
Uma escola segura e saudável é algo favorável à qualidade de vida de todos os profissionais implicados e, principalmente, à aprendizagem dos seus alunos.
Além de refletir nos resultados dos exames de avaliação e nas notas obtidas.
Esta importante data é um ótimo meio para incentivar a discussão sobre temas relevantes e incitar a busca por melhores condições para todos.