O Dia Nacional do Artesão, celebrado em 19 de março, é um momento de reflexão e valorização das técnicas artesanais produzidas por trabalhadores autônomos.
Em todo o Brasil, artesãos têm contribuído significativamente para a cultura e economia local, ao produzirem bens artísticos, utensílios úteis e peças decorativas, entre outros.
Na data, é possível refletir sobre a importância desses trabalhadores para a preservação de ofícios e técnicas tradicionais que se manifestam em todos os cantos do Brasil; com cada artesão passando seu conhecimento para a próxima geração.
É com esta contribuição que o artesanato brasileiro mantém-se vivo e compõe o patrimônio nacional.
Além disso, o Dia Nacional do Artesão é também uma oportunidade para um importante movimento de revalorização econômica da arte brasileira.
É hora de reconhecer os intangíveis que os artistas artesãos trazem para a sociedade, como promover o turismo local e a geração de trabalho e renda para os trabalhadores autônomos.
O Dia Nacional do Artesão é assim uma celebração à diversidade e à beleza das técnicas artísticas.
Por isso, é fundamental que se dê o devido reconhecimento às contribuições destes profissionais artesãos, que prezam pela preservar a nossa cultura e pela criação de riquezas para a economia.